…afinal, o que querem as mulheres de 40?

Há algum tempo tenho observado que as mulheres que conheço ficam mais felizes depois que partem dos 30 – por 30 entenda-se 31, 32, 33… e por quarenta 41, 42, 43…

Complementando esta observação ouço diariamente, em meu ofício de ouvidora de histórias (psicóloga), os mesmos temas que se referem às mulheres na faixa dos 30 anos, um coral polifônico e poderoso invade a vida das minhas doces e queridas clientes: “já casou?”; “não vai ter filhos?”; “seus óvulos estão envelhecendo”(diz o ginecologista); “tá gordinha, hein…assim ninguém vai te querer!”; “ tá separada a quanto tempo? Está na hora de reconstruir sua vida!”; “ e os amores?”.

Na balada (ou noitada) minhas doces meninas sofrem, pois ou se submetem a uma caça aos homens ou ficam quietas assistindo ao duelo das amigas(sim, se vc é mulher e já ficou solteira, sabe do que falo!). E quando voltam para casa sozinhas, a sensação foi que a noite não valeu. Pois é nisso que elas naufragam. A noite valeu sim! A vida é muito, muito, muito mais que isso! Mais como? Ah…não há receita, ora bolas, invente a sua – viver é pura alquimia(processo criativo!).

Cá ao pé do ouvido, ligue o “dane-se”! È bem verdade que custei muito a ligar o meu, precisei estudar temas relativos ao feminino, fazer análise, e sobretudo viver muito para me libertar do desejo dos outros em minha vida. Quando digo desejo dos outros não me refiro a esta ou aquela pessoa específica, mas sim a um “script” já devidamente construído com uma listagem já pré-feita do que deve fazer e do que não deve fazer uma mulher feliz. São vozes(algumas mais moderninhas, outras mais antiguinhas), muitas vozes que invadem a vida da doce mulher durante os 30 anos. Afinal, no mundo contemporâneo, esta faixa tem sido destinada a tanta coisa : se resolver profissionalmente; encontrar o “Homem” da sua vida (sim,este amor idealizado ainda é uma cobrança!); casar; engravidar mas não engordar; malhar depois de 8 horas de trabalho pesado no escritório (sem contar que Joãozinho tossiu a noite inteira); ter dois filhos(porque quando se tem um só é mais uma cobrança!),ufa…tanta coisa em só 10 anos! Minhas doces meninas de 30 anos não param de ouvir vozes…

Mas o que elas não fazem idéia é que as vozes cessam ao cruzar a linha dos quarenta. E nisto posso falar da minha experiência. Ninguém mais espera nada de vc! Ufa! Aí que tá a delícia: o anonimato!

Sem vozes, dá para caminhar na praia(sozinha ou acompanhada) numa noite de lua cheia, respirar bem fundo, agradecer a Deus e sentir (lá do fundo do coração!) uma suprema felicidade(parafraseando o Jabour). Aprenda a se deixar em paz (agora parafraseando a Martha Medeiros!).

Retomando a pergunta inicial: afinal, o que querem as mulheres de 40? Minha resposta: nunca mais ter 30 anos. E vc, o que quer?

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

6 respostas para …afinal, o que querem as mulheres de 40?

  1. mfc disse:

    Bem… eu não sou mulher!!

  2. Cla disse:

    Querida, fantástico esse seu texto. Mandarei para o meu namorado (sim, agora tenho um sem neuras) que sempre me diz isso mesmo que vc escreveu, das vozes… To tentanto me livrar delas antes dos 40, mas a sociedade é má! Mal começo o namoro o povo já tá querendo me casar! Eu hein! Beijosssssss

  3. Priscilla disse:

    Oi querida amiga!
    Muitas saudades de vc!
    No dia 16/12 fiz 30 anos e recebi um e-mail de uma amiga que está na Itália, que tem 33 anos e ela me disse que não vê a hora de ter 40 anos!!!rsrsrs
    Eu estranhei, pois sempre curti todas as minhas idades intensamente!!! Mas depois que li seu texto, vi que me encaixo perfeitamente em tudo que disse!!!
    Acho que em qualquer fase da vida somos cobradas! Estou até que acostumada a lidar com cobranças…. Eu sou filha única e cobrada desde de que nasci!!rsrsrs
    Nunca um texto se encaixou tão perfeitamente no que estou vivendo agora!!! Estou escutando as vozes e acho que elas ficarão comigo por algum tempo!!! Mas já estou providenciando a instalação do botão do DANE-SE!!! Quem sabe a minha vida fica mais leve???? rsrsrs
    Bjs e amo vc!

  4. Jaqueline disse:

    oieee, adorei seu texto! Tenho 41 anos, estou casada há 6 anos, mas pelo fato de não ter tido filhos ainda tenho estas vozinhas insuportáveis me falando o tempo inteiro que posso me arrepender mais tarde. Sou de uma familia de 9 filhos, e somos em 5 filhas, dentre elas 3 já tem filhos e agem como se fossem o orgasmo do século. Acho que por isto estas vozinhas insistem tanto em me perseguir…estou tentando me livrar delas, recentemente abdiquei da vontade de ter filhos…pelo menos até a vozinha chata voltar….rs. Bjus e obrigada!

  5. Ana Paula Nascimento disse:

    OI! ADOREI SEU TEXTO, VOU APERTAR O BOTÃO “DANE-SE”! TENHO 34 ANOS E NAMORO A 10 , SÓ PORQUE RESOLVI FAZER MINHA CASA SEM PRESSA SOU COBRADA PELO CASAMENTO E PELOS LINDOS FILHOS QUE EU NÃO TENHO. O LEGAL QUE ONTEM PASSEI POR UMA SITUAÇÃO DESAGRADÁVEL E HOJE LI ESTE TEXTO SUPER LEGAL, AGRADEÇO

  6. mulher com 40 disse:

    Perfeito! Vou usar! bjos #mulhercom40

Deixe um comentário

